quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Resumo Pesquisa -Educação Alimentar na Escola-

INTRODUÇÃO
Segundo pesquisas do Ministério da Saúde, há um grande número de crianças e adolescentes obesos, e a maioria dos casos é devido aos maus hábitos alimentares. A escola assim como os pais é responsável pela a alimentação das crianças. A Educação Alimentar é um processo de aprendizagem e de mudança comportamental exercido por meio de orientações nutricionais específicas em que o indivíduo conhece e incorpora hábitos alimentares saudáveis. Por isso a relevância do projeto na Escola.
Objetivo:
 Incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis, e enfatizar a relevância da alimentação para a qualidade de vida dos alunos e alunas do ensino Fundamental da Escola Maria José Vaz dos Santos no Bairro João de Deus em São Luís.
Procedimentos metodológicos:
O projeto aconteceu em três etapas no período de agosto de 2012 a junho de 2013:
  Primeira etapa levantamento bibliográfico;
 Segunda realização da pesquisa de campo com questionários para Professores (as), Alunos(as) e a Coordenadora da escola, para identificação do problema;
A terceira etapa foi à intervenção por meio de palestras com uma Técnica em Nutrição, com o tema: 10 Orientações para uma Vida Saudável e uma oficina com as alunas e alunos, na qual  fizeram a montagem da Pirâmide Alimentar com figuras dos alimentos organizando-os de acordo com a distribuição.
 Resultados:
 Muitos alunos tinham dúvidas em relação ao consumo de refrigerantes, doces e gorduras, na sabiam o que era educação alimentar e o que significa comer bem, as perguntas mais frequentes foram em relação a quantas vezes por semana deve-se ingerir cada alimento nas refeições. Pode-se constatar também que existem leis e projetos de parceria entre Ministério da Educação e Saúde. Porém, faltam mais informações ao corpo docente e incentivo aos mesmos para trabalharem esse tema de maneira eficaz com os seus alunos.
Conclusões:
A escola exerce grande influência na formação de crianças e adolescentes, atores da comunidade escolar essenciais para a multiplicação de informações e um dos fatores que pode contribuir para a conquista de uma alimentação de qualidade é a Educação Alimentar, que está associada a práticas que contribuem para a aquisição de condutas alimentares satisfatórias, evitando o aparecimento de doenças como desnutrição, a obesidade e suas consequências.


REFERÊNCIAS:
BAPTISTA, Maria Isabel Machado, Educação Alimentar em meio Escolar: referencial para uma oferta alimentar saudável. MEC 2006;
GAVEZ, Augusto Cesar et. al. Viva Melhor com mais saúde. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2006.
http://www.hevoise.com.br. Acesso dia 26/06/2013
SABINI, Maria Aparecida Cória. Psicologia do Desenvolvimento, 2. Ed. São Paulo: editora Ática, 2004.
SILVA JUNIOR, Cesar da, Biologia – volume 2- 2ª serie- Seres Vivos. Estrutura e função. Ed. 8ª- São Paulo; Saraiva 2005.












Nenhum comentário:

Postar um comentário